Jornal Desafio
DESTAQUE » GENY: NASCIDO NA CONFLUÊNCIA DO KATHLAVANA DAS ARTES
REPORTAGEM

GENY: NASCIDO NA CONFLUÊNCIA DO KATHLAVANA DAS ARTES

Bairro do Aeroporto, original KaThlavana, é descrito pelo poeta e jornalista moçambicano Amosse Mucavele como sendo o “símbolo da transversalidade”. Aliás, ele é filho deste bairro, que também viu nascer Geny Cipriano Catamo, filho de Cipriano Catoma, natural de Sofala, e Quitéria Langa (Gaza).

 

Reza a lenda que em tempos o bairro estava coberto por um manto de pequenas plantas espinhosas silvestres. Uma espécie de ervas daninhas nada simpáticas aos pés descalços e não só. A acácia espinhosa de origem africana, conhecida em Moçambique por micaia, de folhagem miúda e picos enormes, é também uma das várias que em tempos constituíram a flora do KaThlavana.

KaThlavana é também berço do já falecido Malangatana Valente Nguenya, Lindo Lhongo, o dramaturgo, Alberto Chissano (escultor), Vasco Manhiça, Montaparnasse Negra, Elói Vasco (músico), Azmir, Simbine, Ukheyo, Amós Mawai, Bento Sitói, Bachito, Hambro, Thafu, o poeta Sangare Okapi, Dominguez e de Naftal Langa, este último com quem a família Catamo estabeleceu fortes ligações de amizade quando se estabeleceu neste bairro.

Por: RAIMUNDO ZANDAMELA
Fotos de Jaime Machel / Arquivo

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..