Gil Carvalho, em Abidjan
Chegou a hora das grandes decisões para Moçambique. Logo à noite, as 22.00 horas de Maputo (20.00 de Abidjan), no Estádio Alassane Ouattara, onde decorreu a cerimónia de abertura deste CAN-2023, os “Mambas” são chamados a mais um encontro, desta feita, frente ao Gana, para a terceira e última jornada do Grupo “B”.
O jogo é decisivo para os moçambicanos, porque a primeira condição para ainda sonharem com a fase seguinte, os oitavos-de-final, é vencer o Gana. Tarefa que não se afigura bastante difícil, porque as “Estrelas Negras” também estão aflitas, somando os mesmos pontos dos “Mambas” (apenas um).
Para Moçambique não basta apenas vencer esta noite. Há ainda vários condicionalismos a ter em conta. Neste caso, o Egipto não pode vencer Cabo Verde, também esta noite, porque, a acontecer, os “Mambas” seriam atirados para a terceira posição, com poucas hipóteses de serem repescados como um dos quatro melhores terceiro classificados dos seis grupos. A derrota por 3-0 frente a Cabo Verde acaba sendo muito pesada na possível decisão final em caso de se entrar para a repescagem. O coeficiente (golos marcados e sofridos, 2-5) dos “Mambas” não ajuda muito, a não ser que, milagrosamente, vençam Gana por números bem gordinhos!