Cinco milhões de meticais é o prémio que Alberto Simango Jr. pretende atribuir ao campeão nacional de futebol da I divisão, Moçambola, caso seja eleito presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), no escrutínio agendado para o dia 31 de Janeiro, na cidade de Maputo.
A promessa foi tornada pública, quarta-feira, durante o lançamento da candidatura à presidência da LMF, para o quadriénio 2024-2028. Simango Jr. Pretende acrescentar quatro milhões e quatrocentos mil meticais ao actual prémio de 600 mil. Visa incentivar e recompensar o desempenho excepcional dos jogadores.
“Caso vença as eleições, o valor da premiação do Moçambola-2025 vai subir de 600 mil para cinco milhões de meticais. O segundo lugar terá o valor de dois milhões e o terceiro receberá um milhão de meticais”, afirmou Simango Jr.
Além dos prémios colectivos, o ex-presidente da Federação Moçambicana de Futebol de 2015 a 2019 pretende introduzir incentivos aos jogadores.
“Pretendemos reintroduzir prémios individuais para os atletas que se destacarem ao longo da temporada, como equipa “Fair-play”, Melhor Jogador, Melhor Marcador, Melhor Defesa, Guarda-Redes Menos Batido, Melhor Médio e Jogador Revelação”, afirmou o dirigente que comandou a LMF durante dois mandatos.