Diz o velho adágio que o primeiro milho é dos pardais, não queremos com isso afirmar categoricamente que os mais fracos aproveitaram as primeiras vantagens, longe disso. Apenas enfatizar que o Ferroviário de Maputo foi pragmática ao arrancar os primeiros pontos frente ao Costa do Sol, que consentiu a primeira derrota da época, numa partida que tinha de tudo a seu alcance para sair-se vitoriosa.
Sol, público, música, copos e animação constituem combinação perfeita para um espectáculo garantido. A Associação de Futebol da Cidade de Maputo esmerou-se ao máximo para proporcionar o ambiente desejável para arranque da época futebolística na capital.
No último sábado, o Ferroviário de Maputo, orientado pelo recém-contratado técnico português Sérgio Boris Branco, conseguiu o primeiro triunfo em jogo pontuável para a primeira jornada do Grupo “B” do Campeonato Provincial de Futebol da Cidade de Maputo, também conhecido por Liga Jogabets, mercê dos golos de Shaquille (4 min) e Rifel (69 min), sendo que os “canarinhos”, do também português Horácio Gonçalves, marcaram por intermédio de Chester à passagem do minuto 17.