Jornal Desafio
DESTAQUE » AFROBASKET REGRESSA À ANGOLA 18 ANOS DEPOIS
AFROBASKET

AFROBASKET REGRESSA À ANGOLA 18 ANOS DEPOIS

Dezoito anos depois, Angola volta a receber o Afrobasket quando em Agosto de 2025 tornar-se no país-sede do Campeonato Sénior masculino, que vai juntar 16 melhores selecções africanas.

A última vez que o país, 11 vezes e maior campeão de África, recebeu o Afrobasket foi em 2007. Antes, porém, havia sediado a competição em 1989 e 1999. Curiosamente, sempre que jogou em casa, Angola terminou em primeiro lugar.

Essas conquistas, recorde-se, fazem parte do período de Ouro do basquetebol angolano quando, de 1989 a 2023, o país perdeu apenas uma única vez o título africano tendo, em 1997, no Senegal, terminado em terceiro lugar.

Para ganhar a organização do Afrobasket, a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) venceu a concorrência do Egipto e Marrocos, países que tencionavam albergar a prova.

Mas há mais, Angola procura voltar ao trono do basquetebol africano. É que a última vez que foi campeão continental foi há 11 anos, em 2013, na Costa do Marfim.

 “Confirmo que a fase final do Afrobasket-2025 será realizada em Angola. Uma vez que a FIBA-África validou a candidatura do nosso país. Como sabe, para além de Angola, Marrocos e Egipto estavam na corrida, mas felizmente a escolha recaiu para nós, que pela quarta vez vamos organizar o Campeonato Africano das Nações sénior masculino da bola ao cesto” – disse José Moniz Silva, presidente da FAB em declarações à imprensa local.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..