Edmilsa Governo e Orlando Gasolina qualificaram-se esta quarta-feira, em Túnis, Tunísia, para os jogos paralímpicos que terão lugar em Paris de 28 de Agosto a 8 de Setembro do presente ano.
Edmilsa apurou-se em primeiro lugar nos 100 metros, na classe T-13, com o tempo de 13,06 segundos, cortando a meta à frente de quatro concorrentes. A talentosa e experiente corredora foi assim coroada com a medalha de ouro, a primeira conquistada pelo país no torneio de qualificação que decorre na capital tunisina.
Orlando Gasolina, por sua vez, competindo nos 100 metros, categoria T-11, ficou no terceiro lugar, levando consigo a medalha de bronze e, mais do que isso, uma saborosa qualificação para o maior evento paralímpico do mundo. Gasolina percorreu a distância em 11.09 segundos, numa série que competiram quatro atletas. Esta final foi dividida em duas séries e a qualificação foi obtida por melhor tempo e não pela melhor classificação.
Entretanto, hoje, pode e muito bem ser um dia de mais êxitos para o país. É que Edmilsa Governo volta a competir, desta feita, na final dos 400 metros, classe T-13, enquanto Leonardo Mendes e Marcos Sábado estarão presentes nas finais do salto em cumprimento.
Refira-se que Edmilsa Governo foi medalha de bronze no Rio-2016, e em Tóquio-2020, onde foi sexta classificada, tendo tropeçado a poucos metros da meta quando tudo indicava que iria sair medalhada.