O internacional Geny Catamo é o moçambicano mais utilizado no Sporting, em jogos oficiais, nas últimas quatro décadas, deixando para trás Paíto Mucuana, Chiquinho Conde, Aly Hassan e Gonçalves Fumo, outros nomes que já passaram por Alvalade.
Importa realçar que há mais dois jogadores que também estiveram vinculados aos “leões”, mas não chegaram a fazer jogos do campeonato, Taça de Portugal ou das competições da UEFA. Trata-se de Manuel Bucuana, ou simplesmente Tico-Tico, e ainda Edson Sitoi (Mexer).
Refira-se que Tico-Tico não chegou a fazer jogos pelo Sporting, mas Mexer Sitoi envergou a camisola leonina, a 24 de Fevereiro de 2010, numa partida da Liga Intercalar em que os “leões” venceram por 2-1, ao Belenenses, no Restelo. No entanto, depois de duas épocas emprestado ao Olhanense desvinculou-se do Sporting.
1756 MINUTOS DE CATAMO
Depois de representar os juniores do Sporting e as equipas “B” e sub-23, com empréstimos, de permeio, a diversas colectividades, Geny foi chamado por Rúben Amorim ao plantel principal, contando com 1756 minutos, resultantes de 1060 na Liga Portuguesa, 85 na Taça da Liga, 263 na Taça de Portugal e 351 nas competições europeias.