As duplas nacionais de voleibol de praia lutam hoje pelos quartos-de-final nos Jogos Africanos de Acra-2023, após um primeiro dia de competições agridoce.
A dupla feminina, constituída por Vanessa Muianga e Ana Paula Sinaportar, até começou bem ao derrotar a congénere de Angola por 2-0, com os parciais de 21-10 e 21-12, isto de manhã.
Já no período da tarde, as moçambicanas lutaram, mas não conseguiram bater o Ruanda. Como sinal de um duelo rijo, o jogo teve de ser desempatado, ou seja, foi ao terceiro em que as ruandesas saíram melhor, vencendo por 2-1.
Numa marcha inversa, a dupla Osvaldo Mungói/José Mondlane começou, sucumbindo aos pés dos sul-africanos mesmo depois de ter começado tão bem o jogo. Esteve à frente do marcador no primeiro set, mas permitiu a recuperação dos sul-africanos e perdeu no fim por 21-15.
Esta vantagem catapultou a motivação dos sul-africanos para o segundo set. Entraram a comandar. A dupla moçambicana reagiu e puxou o set até ao fim ao empatar na derradeira etapa da partida por 21-21. Por conta do facto do set ter ficado igualado, o jogo teve de ser desempatado pela diferença de dois pontos. Nisto, a África do Sul voltou a adiantar-se para 22-21. Moçambique igualou (22-22). Infelizmente os dois pontos seguintes de desempate foram ganhos pelos sul-africanos, que fixaram o resultado final 24-22 (2-0).
Trata-se de um resultado constrangedor para uma dupla que no Campeonato de apuramento da Zona VI para estes Jogos venceu a África do Sul tanto na fase de grupos como na final.
Mas a dupla continua a sonhar, depois de ter vencido o jogo seguinte diante do frágil Burundi, por dois sets (2-0).
O torneio de voleibol de praia arrancou domingo. Porém, Moçambique esteve isenta da jornada inaugural como cabeça-de-série em ambos os sexos.
Importa referir que as provas masculina e feminina têm seis séries cada. Sendo assim, os primeiros classificados dos grupos vão aos quartos-de-final, juntamente com os dois melhores segundos classificados de todos os grupos.