A atleta moçambicana Ninica Cuta conquistou no último domingo a Supertaça da Bielorrússia, após o seu Minsk vencer, na final, o Dynamo-BGUFK, por 1-0, mercê do golo solitário da meio-campista Ulyana Asaula, apontado à passagem do minuto 26, aproveitando-se de um erro da guarda-redes contrária.
Ninica, que foi totalista no jogo de domingo, tendo sido crucial para a conquista deste troféu, chegou a ser carregada na grande área, mas uma das suas colegas de equipa falhou a cobrança da grande penalidade. Mesmo assim, a “artilheira” da Selecção Nacional não escondeu a sua satisfação pelo facto de estar a merecer confiança de Andrey Pyshnik, técnico principal do Minsk e, acima de tudo, pela histórica conquista.
“É indescritível a minha satisfação. Estou feliz por ter ajudado a equipa a conquistar este troféu. É tanta alegria poder fazer parte da história deste clube. Foi um jogo difícil e pude perceber a rivalidade que se vive entre as duas equipas. Estão de parabéns os nossos adeptos que desde o primeiro minuto nos apoiaram e prestaram total apoio para esta conquista. Foi uma vitória que nos abre boas perspectivas para a época que se aproxima. Continuaremos a trabalhar focadas para o campeonato”, disse Ninica.
Esta foi a primeira prova que marca a abertura da época oficial naquele país do Leste europeu e serviu de antecâmera para o campeonato que arranca no dia 15 deste mês, devendo o Minsk defrontar Zorka-BDU, segundo ditou o sorteio realizado ontem.
Este é o primeiro título de Ninica na Biolorrússia e o sétimo do Minsk (2014-2015, 2016, 2018, 2019 e 2020), depois de três anos de uma relativa seca.
Ajuntar que este feito acontece uma semana depois de a moçambicana ter conquistado o torneio quadrangular alusivo ao Dia Internacional da Mulher, tendo a mesma sido eleita melhor marcadora da competição com três golos, desde que assinou pelo Minsk em Fevereiro deste ano, ido do Yanga Princess da Tanzania.
Na temporada 2022, o FK Minsk terminou em primeiro lugar na Liga de Futebol Feminina da Bielorrússia, conquistando o seu 12.º título nacional.