Jornal Desafio
DESTAQUE » ABEL XAVIER TEVE APENAS DEZ VITÓRIAS EM 28 JOGOS
REPORTAGEM

ABEL XAVIER TEVE APENAS DEZ VITÓRIAS EM 28 JOGOS

Por: JOCA ESTÊVÃO
Fotos de Arquivo

No final da campanha de qualificação ao CAN-2019, os Mambas de Abel Xavier em vinte e oito jogos (incluindo os jogos particulares) só venceram por dez vezes, o que significa que não conseguiram ter cinquenta por cento das vitórias nos referidos jogos. Os Mambas somaram 12 derrotas e empataram em seis ocasiões. Nas mãos de Abel os Mambas marcaram 29 golos em vinte e oito jogos, uma média de 1,04 golos por jogo. O combinado nacional sofreu 36 golos no mesmo número de partidas, média de 1,29 golos por jogo. Recorde-se que a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), chefiada por Alberto Simango Jr., contratou Abel Xavier para reverter uma situação que se julgava “fora das órbitas”. O contestado moçambicano, que fizera toda a sua vida fora do país, entrara para o comando dos Mambas numa altura em que a qualificação ao CAN2017 era uma miragem, na sequência das duas primeiras derrotas frente ao Ruanda, em pleno Estádio Nacional do Zimpeto, que levaram à demissão de João Chissano, e diante das Maurícias, todas pelo mesmo resultado (1-0). Abel acreditou que em quatro j o – gos Moçambique teria condições de se qualificar. No primeiro confronto, lembre-se, perdeu no Gana por 3-1, depois de uns sinais de mudança de mentalidade na equipa, dizia-se. Seguidamente empatou no Zimpeto a um golo com o mesmo Gana, numa agradável partida de se ver, vencendo as partidas seguintes contra as equipas que haviam derrotado Moçambique nas primeiras partidas, designadamente o Ruanda, por duas bolas a uma, e Maurícias, por um golo. Desta feita, os Mambas da era Abel Xavier faziam assim sete pontos em doze possíveis, o que lhes conferia o segundo lugar, mas não suficiente para se qualificarem em função da cláusula do segundo melhor classificado. Os resultados conseguidos por Abel, na sua estreia, mudavam, de certa forma, a maneira como a maioria dos analistas e adeptos o classificavam e para se mostrar diferente fez o mapeamento pelo país de seleccionáveis, como forma de encontrar alternativa àqueles que eram até à altura os donos e senhores dos Mambas.

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

 

 
 

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..