Jornal Desafio
DESTAQUE » O poder das palavras
LINHA DE PASSE

O poder das palavras

Joca estêvão

É tempo de perspectivar progresso; pensar alto e agir. O pensamento positivo atrai acções positivas. O recíproco é válido. Portanto, se perspectivar é o desenvolvimento, o primeiro passo deve necessariamente estar imbuído de positividade. Se acharmos que, como o outro não conseguiu, também podemos falhar, nunca vamos dar um passo. Explica-se, por exemplo, como Moçambique no plano desportivo, concretamente no futebol, cinja-se a qualificação a um CAN. Em todos estes anos que vivo no futebol ouvi alguém ousado a perspectivar, além dos objectivos a alcançar no CAN, uma qualificação ao Mundial. Pensamos pequeno. Continuamos pequeno e isso continuar a reflectir-se nas acções e resultados. Falhámos o CAN-2019. Esse era o principal objectivo. Mas não houve, pelo menos visto por mim e alguns outros, algo planificado para o efeito. Esse já é passado, mas ficaram sequelas profundas. Há, de permeio, uma traição ao povo. Uma vez mais apelo que não me misturem com grupos de campanha para a corrida à casa do futebol, porque quem está hoje pode mudar e ser bem melhor e o que entrar pode estagnar ou retardar. Lembrem- -se, as figuras de comando vão estar sempre expostas e susceptíveis de errar ou agir mal e, por via disso, serão criticadas. A capacidade de aceitar o erro vária de indivíduo para indivíduo. Cada um tem a sua capacidade de encaixe e de reacção perante à crítica, com maior destaque daquela que é feita de forma humilhante e muitas vezes por pessoas que nem sequer estão familiarizadas na profundidade com os assuntos. Leva-me esta explanação o famoso contrato rubricado pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF) com o seleccionador nacional Abel Xavier, referido como “por objectivos”. Para mim, uma relação nesse sentido só pode avançar em situação de dúvida ou desconfiança sobre a capacidade do treinador, ou seja, não há confiança sobre a sua competência. Quando existe dúvida, há poucas probabilidades de singrar. Foi aí que começou o falhanço do apuramento dos Mambas ao CAN-2019.

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..