Jornal Desafio
DESTAQUE » Uma lágrima no Canto do Olho
OUTROS CAMPOS

Uma lágrima no Canto do Olho

O reencontro com Pluto, antigo defesa (líbero) do 1º de Maio de Lourenço Marques, aconteceu há pouco mais de uma semana. Não fosse o Txuza que me apresentou não o teria reconhecido, visto que a última vez que o vi foi em finais dos anos 70, o suficiente para me sobrarem imagens difusas daquele impecável defesa que tive a sorte de o ver jogar, quando comecei a frequentar os campos de futebol, no campo do 1º de Maio. Seu nome verdadeiro é Nassuer Manafe Abdul Morgy. Pluto é apenas uma alcunha, herdada de uma enfermeira amiga da sua falecida mãe, que, em brincadeira, costumava tratá-lo assim, longe de saber que o nome cairia nas graças dos vizinhos, família e amigos, ao extremo de lhe ficar como alcunha com que se celebrizaria no mundo da bola. Depois de muitos anos de futebol, brilhando nos tempos de figuras como o guarda-redes Tavares, Marcelo Sá, Baltazar, Orlando Conde, Mesquita, Teixeira, Zero Alfredo, Mafambane, Joaquim João, Nuro Americano, Quarentinha, etc., Pluto viria a arrumar as chuteiras em 1980, no Clube Central, passando a dedicar-se à mecânica-auto, aprendida nos tempos dos Serviços Municipalizados de Viação (SMV), mais tarde TPU e hoje TPM. Está longe dos relvados, é verdade, mas o estado letárgico a que o 1º de Maio está votado deixa o nosso entrevistado, aos 71 anos de idade, com uma lágrima no canto do olho.

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..