A Selecção Nacional de Boxe, a maior esperança moçambicana nos XIII Jogos Africanos-2023 que decorrem na capital ganesa, estreia-se hoje no Bokum Boxing Arena, através dos pugilistas Lázaro Comé (-67kg), Armando Sigaúque (-57kg) e Albino Gabriel (Solomone), nos -92kg, nas eliminatórias dos oitavos-de-final, numa altura em que as pugilistas Alcinda Panguana (-70kg) e Rady Gramane (-75kg) já asseguraram duas medalhas de bronze e Isabel Mulungo (-66kg) garantiu prata com a entrada directa às meias-finais e final, respectivamente, devido ao número ínfimo de concorrentes nas suas categorias.
No boxe, o quarto e terceiro lugares dão direito à medalha de bronze.
Lázaro Comé, o pugilista mais novo em masculinos, é o primeiro a subir ao ringue perto das 16:00 horas locais, mais duas de Maputo, devendo defrontar o tunisino Z. Romdhani no decurso da primeira sessão, cujos combates se prolongarão até às 20:00 horas.
Esta será a estreia de Comé neste tipo de eventos enquanto sénior, após a sua integração no grupo de elite no ano passado ainda júnior, apreciado o seu talento pelo “mestre” Lucas Sinóia. O seu teste foi no Campeonato Africano que Moçambique acolheu no ano passado.
Aliás, a integração de Lázaro Comé surge depois da confirmação da ausência de Bernardo Marime por razões que o coordenador da Selecção do Boxe, António Hélio, não quis avançar. Marime fazia parte dos seleccionados para estes Jogos, depois da confirmação da redução da equipa de boxe de 10 para oito pugilistas, entre os quais faziam parte também Yassin Nordino (excluído devido à lesão) e Octávio Codivite.
O segundo pugilista moçambicano a entrar em combate hoje é Armando Sigaúque, às 19:00 horas locais (21:00 de Maputo), também frente a um tunisino O. Khalifa, na segunda sessão de combates.
Por último, Albino Gabriel (Solomone) medirá forças com o gabonês S. Mouandat Njnnou, às 21:00 horas locais.
Alcinda, Rady e Isabel deverão entrar em cena entre os dias 20 e 22, atendendo que os combates dos quartos-de-final terão lugar entre domingo e terça-feira.