Jornal Desafio
DESTAQUE » MOÇAMBIQUE ENFRENTARÁ TRÊS JANELAS PARA O AFROBASKET
AFROBASKET

MOÇAMBIQUE ENFRENTARÁ TRÊS JANELAS PARA O AFROBASKET

A Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminino vai disputar três janelas de qualificação ao Afrobasket, agendado para o mês de Julho do próximo ano, na Costa do Marfim. As três fases de qualificação vão decorrer entre os próximos meses de Julho e Fevereiro de 2025.

A decisão foi tornada pública depois dos trabalhos da primeira reunião da Comissão Executiva da FIBA-África para o ciclo de 2023-2027, decorridos esta semana em Abidjan, Costa do Marfim.

Entretanto, apesar do anúncio das três janelas de qualificação ao Afrobasket-2025, a Comissão Executiva da FIBA-África deixou para o Departamento de Competições a responsabilidade de definição do modelo de disputa do acesso à prova-rainha do basquetebol feminino no continente.

Não obstante, o que se sabe é que as quatro equipas primeiro classificadas do último Afrobasket, disputado em 2023, no Ruanda, têm a qualificação automática e estão, por isso, isentas do apuramento.
Trata-se da Nigéria, tricampeão africana, Senegal, vice-campeão, Mali, terceira classificada e Ruanda, quarta classificada.

No Afrobasket de 2023, recorde-se, Moçambique terminou em quinto lugar.

A reunião do Comité Executivo da FIBA África foi dirigida pelo respectivo presidente, o moçambicano Aníbal Manave. O evento contou ainda com as presenças do presidente da Fundação FIBA, Hamane Niang, os membros do Comité Executivo Pascale Mugwaneza e Jean Michel Ramaroson, membros da Comissão de Jogadores, Clarisse Machanguana e Hamchetou Maiga, respectivamente de Moçambique e Mali e, ainda, os presidentes das sete subzonas da FIBA-África.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..