Um total de cinco jogadores moçambicanos que militam fora do país desembarcou ontem para integrar o estágio da Seleção Nacional de Futebol no próximo domingo, visando os jogos contra a Somália e Guiné-Conacri, nos dias 7 e 10 de Junho, respectivamente em Maputo e Marrocos, correspondentes à terceira e quarta jornadas do Grupo “G” da zona africana de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, a ser co-organizado pelos Estados Unidos da América, México e Canadá.
Entre os jogadores estão Pepo Santos, do Caldas da Rainha FC, da Liga-3 de Portugal, que cumpre a sua primeira convocatória nos “Mambas”, e os habituais Reinildo (Atlético de Madrid, Espanha), Bruno Langa (Almería, Espanha), Gildo Vilanculos (Sporting da Covilhã, Portugal) e Edmilson Dove (Kaizer Chiefs, África do Sul), que juntam-se a Mexer Sitoe (Bandırmaspor, Turquia), que já estava em Maputo.
Segundo a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), está prevista para hoje a chegada de Amadou, do Ihefu FC, da Tanzania. Os restantes oito jogadores estrangeiros convocados por Chiquinho Conde para esta dupla missão devem chegar no domingo, dia de início do estágio.
Após uma vitória e uma derrota nas duas primeiras jornadas, fora e dentro de casa, contra o Botswana e Argélia, ambas pelo resultado de 2-0, os “Mambas” ocupam o quinto lugar com três pontos, empatados com Botswana, Guiné-Conacri e Uganda, que ocupam do segundo ao quarto lugares.