A Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminino ainda não começou a treinar, devido a indisponibilidade de pavilhões. O combinado nacional deveria ter iniciado na segunda-feira a preparação visando a disputa, entre 19 a 25 de Agosto próximo, no México, do Torneio de Pré-Qualificação para o Campeonato do Mundo da FIBA de 2026, agendado para Alemanha.
Segundo disse o seleccionador nacional-adjunto, Leonel Manhique, o facto de estarem a decorrer competições na capital do país dificulta a disponibilidade de recintos desportivos, todos propriedade de clubes que estão actualmente em actividade. No entanto, ainda de acordo com o técnico, que estará à frente da equipa até à chegada, a 15 de Junho, do espanhol Inãki Garcia, esforços estão a ser feitos para se garantir a disponibilidade de um recinto ainda esta semana. As opções em cima da mesa passam pelos pavilhões da Universidade Eduardo Mondlane, A Politécnica e Desportivo de Maputo.
Recorde-se que Moçambique está integrado no Grupo “B”, ao lado do anfitrião México, Nova Zelândia e Montenegro. O Grupo “A”, igualmente com sede no México, é composto pela Coreia do Sul, Mali, República Checa e Venezuela.
A cidade de Kigali, capital do Ruanda, será a sede do Grupo “C”, que integra o Brasil, Hungria, Senegal e Filipinas e, ainda, o Grupo “D”, composto pela Grã-Bretanha, Argentina e Líbano.
Moçambique vai procurar manter-se na luta para a sua segunda participação no Campeonato do Mundo da FIBA, depois da estreia na Turquia, 2014.