EDMILSON JOSÉ
A Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminina iniciou no sábado, 8 de Junho, no Pavilhão do Grupo Desportivo de Maputo (Lurdes Mutola), a preparação visando a disputa do Torneio de Pré-Qualificação para o Campeonato do Mundo da FIBA de 2026, a decorrer entre 19 e 25 de Agosto, no México.
O arranque das actividades estava inicialmente agendado para segunda-feira, 3 de Junho, mas acabou por não se efectivar, alegadamente por falta de pavilhões disponíveis para os trabalhos da selecção.
As “Samurais” vão procurar, naquele país do centro do continente americano, manter-se na luta para a sua segunda participação no Campeonato do Mundo da FIBA, depois da estreia há 10 anos, na Turquia.
Segundo disse o seleccionador nacional-adjunto, Leonel Manhique, o facto de estarem a decorrer competições na capital do país dificulta a disponibilidade de recintos desportivos, todos propriedade de clubes que estão actualmente em actividade.
No entanto, ainda de acordo com o técnico, que estará à frente da equipa até à chegada, a 15 de Junho, do espanhol Inãki Garcia, esforços estão a ser feitos para se garantir a disponibilidade de um recinto permanente para o combinado nacional.