A SELECÇÃO eslovena alcançou a fase eliminar de um Euro pela primeira vez na sua história, após empatar com Inglaterra, sem golos, na terça-feira, no jogo da última jornada do Grupo “C”.
A Eslovénia, que participa numa fase final do Euro pela segunda vez na sua história, terminou a fase de grupos na terceira posição, com três pontos, tendo garantido o apuramento como um dos melhores terceiros classificados da prova. A Inglaterra venceu o grupo, com cinco pontos, seguido pela Dinamarca, com três pontos.
Matjaz Kek, seleccionador esloveno, regozijou-se com o empate diante da Inglaterra e admitiu que “não estava à espera que passássemos. Mostrámos com o nosso jogo que merecemos passar. Hoje jogámos contra um dos favoritos do torneio. Obrigado a todos os adeptos e talvez tenha havido um pouco de sorte, mas os nossos adeptos apoiaram-nos”.
Continuando, destacou que “ao longo de todo o dia senti-me positivo e mostrámos força mental esta noite. Analisámo-los, mas quando nos tornámos passivos tivemos problemas. A Inglaterra teve uma grande oportunidade aos 90 minutos, mas Jan não teve muito trabalho. Jogámos contra uma equipa muito forte. Estou muito orgulhoso desta equipa”.
O seleccionador fica inevitavelmente ligado aos momentos mais altos da história da selecção eslovena. Esteve no comando da equipa durante o Mundial 2010 e agora no Euro-2024, com sucesso.