Jornal Desafio
DESTAQUE » MORREU CREMILDO LOFORTE: PRIMEIRO BICAMPEÃO NACIONAL
REPORTAGEM

MORREU CREMILDO LOFORTE: PRIMEIRO BICAMPEÃO NACIONAL

Morreu recentemente Cremildo Loforte, o primeiro treinador bicampeão nacional de futebol, por motivos de doença, em Portugal, onde se encontrava a residir há décadas. Loforte foi o treinador que levou o Desportivo a conquistar os campeonatos de 1977 e 1978, com jogadores como Arlindo, Estêvão (guarda-redes), Nuro, Miguel, Florêncio, Frederico Jane (defesas), Calton, Hamide, Magid, Urbano, Mesquita, Abreu (médios), Sitói, Simões (avançados), só para citar alguns nomes sonantes da equipa “alvi-negra” nesse período.

Cremildo Loforte, nascido na província de Inhambane, jogou à extremo esquerdo pelo Grupo Desportivo 1º de Maio de Lourenço Marques, antes de seguir carreira no Desportivo, na década de 60, tendo feito parte da Selecção de Lourenço Marques com vários nomes que passearam a sua classe nesse período. Contavam as pessoas que o viram jogar que Cremildo Loforte era um jogador fabuloso e com uma excelente visão de jogo.

Após a independência Cremildo Loforte substituiu Oliveira, Serafim Baptista e Pimenta, que tiveram uma passagem pela equipa do Desportivo em 1976. Cremildo também foi seleccionador nacional nos finais da década de ‘70 e como treinador ainda esteve à frente dos destino do Polana (a Académica chegou a ostentar esse nome, após Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique, decretar a mudança de nomes com ligações com Portugal, país que colonizou o país durante 500 anos). A passagem de Cremildo Loforte pelo então Polana deu-se no momento em que Altenor Pereira, que era treinador, foi transferido para a Zambézia, por motivos profissionais.

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

 

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..