Foram necessários 990 minutos para o Ferroviário de Maputo conhecer o sabor da primeira vitória no Moçambola-2024. Precisamente na disputa da 11.ª e última jornada da primeira volta, os “locomotivas” golearam o Textáfrica de Chimoio, por 3-0, no “clássico” dos últimos.
Mesmo vencendo, os “locomotivas” continuam na última posição, com sete pontos, agora com menos um que o adversário desta jornada, que mantém-se com oito, em penúltimo lugar.
Realçar que, a equipa de Carlos Manuel (Caló) conseguiu libertar-se muito cedo da ansiedade que a domina desde o início do campeonato, fazendo o primeiro golo aos dois minutos, numa boa jogada de Amâncio Canhembe (Neymar), que fez a bola deslocar do meio-campo até perto da grande área, onde fez uma “tabelinha” com Celso, recebendo-a dentro da área, numa boa recepção e finalização perfeita.
Na segunda parte, já com Rifel em campo, o Ferroviário teve mais tranquilidade nas decisões ofensivas, e foi o avançado congolês a marcar o segundo golo, de cabeça, entre três defesas, após um cruzamento com conta, peso e medida, vindo da direita, de Nelson Manuel, com o pé esquerdo.
Este tento poderá ter afectado os “fabris”, que numa jogada de insistência Jeitoso ganha um ressalto e coloca a “redondinha” no pé de Rifel, que atirou certeiro para o fundo da baliza de Macarufo, confirmando-se assim a primeira vitória dos “locomotivas” da capital no Moçambola.