O sérvio Slavoljub Gorunovic, de 54 anos de idade, será apresentado esta tarde (13:00 horas) como Seleccionador Nacional de basquetebol sénior feminino, ficando no lugar não ocupado pelo espanhol Inãki Garcia, que apontou questões de saúde ao nível da sua família para não ficar na posição.
O acto terá lugar na sede da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).
Nascido a 15 de Fevereiro de 1970, Slavoljub Gorunovic iniciou a sua carreira de treinador em 2007 e tem registo de ter trabalhado em diversos países, como por exemplo a sua terra natal, Sérbia, Qatar, Rússia, Turquia, Kuwait, China, China-Taiwan e Filipinas.
No continente africano o sérvio terá a sua quarta experiência em Moçambique, depois de ter trabalhado no Marrocos, Tunísia e Camarões.
Aliás, antes de assumir a Selecção Nacional, Slavoljub Garunovic esteve integrado na equipa técnica sénior masculina dos Camarões, que de 2 a 7 de Julho corrente disputou, na Lituánia, o Torneio de Qualificação aos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Naquele evento, recorde-se, os Camarões falharam o apuramento aos Jogos Olímpicos depois de perderem nas meias-finais com a anfitriã Lituânia (59-72).
Na fase de grupos, os camaroneses estiveram integrados no Grupo “B” e ainda surpreenderam o mundo do basquetebol ao derrotarem o favorito Brasil (77-74), em nada custando a derrota diante de Montenegro (70-66). No entanto, viria a ser o Brasil a garantir a única vaga de Paris a partir do Torneio de Riga pois, na final, venceu a anfitriã Lituânia por 94-69.
Refira-se que a Selecção Nacional prepara-se para, de 19 a 25 de Agosto próximo, disputar, no México, o Torneio de Pré-Qualificação para o Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026.
Naquele evento, recorde-se, o “cinco” nacional defrontará consecutivamente o México, Nova Zelândia e Montenegro, nos dias 20, 22 e 23 de Agosto.