O sérvio Slavoljub Gorunovic assumiu oficialmente o comando da Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina ao princípio da tarde da última quinta-feira, 18 de Julho, depois de ser apresentado pelo presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), Paulo Mazivila.

O técnico disse, durante a sua apresentação, que admite não ter um nome famoso no mundo do basquetebol, mas afirmou que o seu nome significava resultados positivos, os mesmos que procurará atingir com o “cinco” nacional no Torneio de Pré-Qualificação para o Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026.
O evento vai decorrer no México, de 19 a 25 de Agosto próximo. Naquele país da região central do continente americano, Moçambique está integrado no Grupo-“B”, no qual vai jogar com a Nova Zelândia e a selecção de Montenegro.
Caso a equipa termine entre os dois primeiros lugares enfrentará, nas meias-finais, quem terminar em idênticas posições no Grupo-“A”, no qual fazem parte a Coreia do Sul, Venezuela, o Mali e República Checa.
“Desde que fui contactado para assumir este cargo, comecei a fazer um levantamento sobre o basquetebol moçambicano e a própria Selecção Nacional. Sei que é uma das melhores equipas de África. Por isso, para mim é um desafio tentar ajudar o país a qualificar-se para o Campeonato do Mundo. Sei que não será fácil porque, neste torneio, estarão seis das oito melhores equipas no ranking da FIBA” – disse Slavoljub Gorunovic, que se afirma um treinador que acredita em trabalho duro como meio para obter resultados positivos.
“Não sou um nome famoso como treinador de basquetebol, mas o meu nome significa resultados. O meu trabalho faz as equipas evoluir, quer em clubes, assim como em selecções nacionais. Eu sou um devoto crente em milagres e de trabalho duro. Nesse sentido, com trabalho árduo podemos preparar a equipa para estar bem neste torneio” – prometeu.