Os amantes do atletismo no distrito de Inhassoro pedem às autoridades locais e dirigentes para se juntarem na promoção desta modalidade, fazendo um lindo casamento com o turismo e promovendo as potencialidades turísticas de recursos naturais abundantes naquela região costeira da província de Inhambane.
Com isso, os participantes da segunda edição da Légua de Inhassoro, realizada último sábado, defendem a construção de pistas de atletismo para garantir uma maior divulgação e prática no distrito.
Trata-se de atletas nacionais e internacionais que participaram na prova nas categorias de residentes, populares, federados, veteranos e Team Sasol, em distâncias que variam de cinco a 15 quilómetros. O evento foi patrocinado pela Sasol e faz parte das celebrações dos 38 anos do distrito de Inhassoro, celebrados na última sexta feira, que contou com a participação de 1500 atletas.
Hortência Manuel, vencedora na categoria popular dos 15 quilómetros, destaca que para alcançar a vitória é necessária uma preparação adequada e motivação. “Esta iniciativa é bem-vinda, pois ajuda a afastar os jovens no consumo de drogas e outros vícios prejudiciais ao seu futuro”.
Para ela, a promoção desta modalidade mantém os jovens focados em alcançar uma vida saudável, enriquecedora e distanciam-se do mundo das drogas e prostituição.
Frederico Rafael Chongo, vencedor dos 15 quilómetros, na categoria de residentes, pede maior diversificação das modalidades desportivas, para que os jovens tenham oportunidades de praticar exercícios físicos. Chongo entende que a realização destas actividades físicas não só proporcionam a oportunidade de ganhar prémios, como também desperta o interesse pelo desporto, especialmente o atletismo, que não requer grandes gastos financeiros.