Jornal Desafio
DESTAQUE » OS JOGOS DA CIDADE-LUZ: LURDES MUTOLA CHEGA HOJE A PARIS
JOGOS OLÍMPICOS

OS JOGOS DA CIDADE-LUZ: LURDES MUTOLA CHEGA HOJE A PARIS

ALMIRO SANTOS, em Paris

A CAMPEÃ olímpica dos 800 metros em Sydney-2000, Maria de Lurdes Mutola, deve chegar esta manhã a Paris, onde se vai juntar ao restante da Missão Moçambique para estes Jogos Olímpicos, que marcam o regresso à capital francesa da maior celebração desportiva do mundo, 100 anos depois do memorável evento organizado pelo barão Pierre de Coubertin, em 1924.

Vai ser um momento para Lurdes manter contacto com destacadas personalidades do universo olímpico, entre antigos atletas, alguns dos quais desempenham funções de relevo nos respectivos comités nacionais, e eminentes figuras do Comité Olímpico Internacional, cujos corredores a mais prestigiada atleta moçambicana goza de grande prestígio.

Lurdes Mutola vai ter a oportunidade de rever o Stade de France, em Saint Denis, onde a 26 de Agosto de 2003 arrebatou a medalha de Ouro nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, fazendo a distância dos 800 metros em 1.59.89 e relegando ao segundo lugar a britânica Kelly Holmes, e ainda a russa Natalya Khrushchelyova para terceiro, ambas com marcas acima dos dois minutos.

A campeã  moçambicana chega a Paris depois de realizada a sua prova predilecta e também pela qual venceu as únicas duas medalhas olímpicas para o país (Bronze em Atlanta-1996 e Ouro em Sydney-2000) uma vez que a mesma teve lugar na segunda-feira passada e foi ganha pela britânica Keely Hodgkinson, que correu a distância em 1.56.72, deixando para trás a queniana Mary Moraa, actual campeã mundial, que teve que se contentar com o bronze.

A “menina de ouro” também chega a Paris depois de Steven Sabino, que no sábado protagonizou uma partida falsa no Stade de France, ter deixado a capital francesa, havendo quem defenda que, se Lurdes tivesse tido a oportunidade de conversar com o jovem velocista moçambicano antes da fatídica prova, tal não teria acontecido.

Sabino deixou a Vila Olímpica um dia antes da sua treinadora, a sul-africana Maria Diamond, ambos com destino a Joanesburgo, na África do Sul, onde vivem e onde o moçambicano é membro do Diamond Athletics Club, uma equipa renomada que tem contribuído para o seu desenvolvimento como atleta.

A par de cumprir com as suas obrigações de estudante, a partida antecipada de Sabino e da sua treinadora visa garantir, em Joanesburgo, a preparação do velocista, que detém a marca de dez segundos e 35 centésimos nos 100 metros, para os próximos campeonatos mundiais de atletismo de Sub-20, que se realizam já a seguir no Peru de 26 a 31 de Agosto.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..