O Ferroviário da Beira, campeão nacional, e a Associação Black Bulls, vencedor da Taça de Moçambique, iniciam próximo fim-de-semana a sua participação nas Afrotaças-2024/25.
Os “locomotivas”, que lutarão por um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, medem forças, sexta-feira, com o campeão de Eswatini, Mbabane Swallows, em partida da primeira “mão” da segunda pré-eliminatória marcada para o Estádio Lucas Moripe, em Pretória, capital da África do Sul, a partir das 19h00.
O Estádio Lucas Moripe tem capacidade para 28.900 pessoas, depois de uma profunda remodelação que sofreu em 2008, para servir de palco de treinos de selecções que participaram no “Mundial”-2010, disputado na África do Sul.
O recinto pertence ao município de Tswane (Pretória), sendo amplamente utilizado pelo SuperSport United e o gigante Mamelodi Sundowns, que será oponente do vencedor desta eliminatória. É esse o recinto escolhido pelo Mbabane Swallows, que não tem nenhum campo aprovado pela CAF para os jogos internacionais no seu território.
O jogo da segunda “mão” terá lugar no Complexo Desportivo de Tchumene, na Matola. Ou seja, o Ferroviário da Beira fará os dois jogos longe do Chiveve, pois o Caldeirão não reúne requisitos para competições da CAF. Enquanto isso, a Black Bulls vai lutar por uma vaga na fase de grupos da Taça da Confederação Africana de Futebol (Taça CAF) e terá a felicidade de fazer os dois jogos com o Alizé Fort, das Comores, em casa, isto é, na Lalgy Arena, o campo principal do Complexo Desportivo de Tchumene, com capacidade para cinco mil espectadores.