Jornal Desafio
DESTAQUE » OS JOGOS DA CIDADE-LUZ: UMA ESTAÇÃO AFRICANA EM SAINT DENIS…
JOGOS OLÍMPICOS

OS JOGOS DA CIDADE-LUZ: UMA ESTAÇÃO AFRICANA EM SAINT DENIS…

ALMIRO SANTOS, em Paris

Ali em Saint Denis, onde um jovem moçambicano de 18 anos ensaiou uma partida falsa na prova dos 100 metros, a mesma que já foi de Carl Lewis, o ídolo de Steven Sabino, os africanos resolveram montar uma grandiosa estação e mostrar ao mundo que África ainda está viva, ao contrário do que parecia no início destes Jogos Olímpicos de Paris.

A verdade é que esta estação já existia bem antes de os franceses nos proporcionarem aquele cabaré flutuante, na impressionante cerimónia de abertura no rio Sena. Este projecto ambicioso, situado a dois passos do Stade de France, acabou por se tornar num ponto de encontro e de festa africana, que ali celebraram o desporto, a cultura, mas sobretudo a diversidade.

Baptizado pelos seus criativos como “Africa Station”, até para integrar não apenas a francofonia, mas igualmente a anglofonia na diáspora parisiense, o espaço tornou-se vivo e animado, era como se os jogos fossem outros, mas a verdade é que dali se assistia à entrega de medalhas aos campeões que se consagravam nos Jogos Olímpicos de Paris. A diferença é que estavam ali mesmo ao lado do Stade de France e podiam aplaudir os seus ídolos africanos, independentemente do país.Vamos escolher alguns…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..