O Ferroviário da Beira perdeu, na noite de ontem, em Pretória, África do Sul, diante do Mbabane Swallows deEswatini, por 0-1, em partida da primeira “mão” da segunda pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.
No Estádio Lucas Moripe, os campeões nacionais resistiram durante toda a primeira metade, tendo arrastado o nulo até ao intervalo.
A segunda parte começou praticamente com o golo do Mbabane Swallows aos 46 minutos, ou seja, no primeiro minuto do reatamento, num tento anotado por Karim.
Com este desfecho, os “locomotivas” vêem-se atrás na eliminatória perante o campeão de Eswatini, sendo obrigados a ganhar por pelo menos duas bolas de diferença no embate da segunda “mão”.
O duelo da segunda “mão” terá lugar a 25 de Agosto, no Complexo Desportivo da ABB, no Tchumene.
O vencedor desta eliminatória vai medir forças com o poderoso Mamelodi Sundowns, da África do Sul, isento desta fase por força do ranking.
Sundowns é curiosamente um dos clubes que utiliza o Estádio Lucas Moripe para os seus jogos, quer locais, quer internacionais.
O Ferroviário da Beira e o Mbabane procuram a segunda presença na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os campeões nacionais lá estiveram em 2017, enquanto os swatis marcaram presença em 2018.
Entretanto, ainda para as Afrotaças, hoje entra em acção a Black Bulls que vai medir forças com o Alizé Fort, das Comores, no Tchumene. A partida é da primeira “mão”da segunda pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça CAF.
O encontro inicia às 15h00, na Lalgy Arena, no Tchumene.
Entretanto, o Moçambola-2024 prossegue com a realização da 13.ª jornada, onde o destaque vai para o duelo de gigantes entre o Costa do Sol e o rival Ferroviário de Maputo, na tarde de amanhã, no campo dos “canarinhos”.
É o clássico mais importante do futebol nacional, colocando as duas equipas mais ganhadoras desta prova com 10 títulos cada, o que agrega valor ao jogo.
Ainda amanhã, o Textáfrica do Chimoio mede forças com o Desportivo de Nacala, partida a ter ligar no campo do Ferroviário da Beira, na sequência da suspensão do recinto da Soalpo. Na segunda-feira, o Ferroviário de Lichinga bate-se com a União Desportiva do Songo. Entretanto, a ronda abre hoje com o Ferroviário de Nampula a receber a AD Vilankulo, no Estádio 25 de Junho.
Os jogos Brera Tchumene-Ferroviário da Beira e Baía de Pemba-Black Bulls ficam adiados devido aos compromissos internacionais dos “locomotivas” do Chiveve e dos “touros”. O duelo entre Brera e Ferroviário da Beira realiza-se no dia 28 de Agosto corrente, enquanto a deslocação da líder, Black Bulls, a Pemba ainda não tem data.