Após 22 horas de voo e uma escala, a Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina vai descer praticamente do avião e ir directo para o pavilhão Juan de la Barrera para defrontar o anfitrião México, em jogo da primeira jornada do Grupo “B” do Torneio de Qualificação para o Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026, que até o próximo domingo vai decorrer na capital daquele país da América Central.
Depois de muitas incertezas, o “cinco” nacional iniciou a viagem na tarde de sábado, mas só esta tarde desembarca na capital mexicana, horas antes do jogo inaugural.
No sábado, quatro atletas seguiram para Joanesburgo, onde pernoitaram. Ontem, de manhã, as restantes jogadoras, treinadores, equipa médica e uma dirigente juntaram-se ao grupo que já estava em Joanesburgo, partindo de seguida para o México.
Porém, a equipa vai chegar dividida. Contando que só a partir da tarde de sábado a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) começou a emitir as passagens aéreas e não sendo possível colocar toda a delegação no mesmo voo, certo é que a equipa nacional chega ao palco da competição dividida.
Um grupo de cinco elementos saiu na noite de ontem para Atlanta, nos Estados Unidos da América, de onde liga para a capital mexicana, onde é esperado às 13h55 min locais (21h55 min do país). O segundo grupo, dos restantes 12 elementos, escala a cidade de Frankfurt, Alemanha, seguindo depois à cidade do México, onde desembarca às 17h30 min locais (01h30 min de madrugada de terça-feira, no horário moçambicano).
A estreia está marcada para as 20h30 min locais de segunda-feira, (04h30 min de madrugada de terça-feira, no horário moçambicano).
Amanhã a equipa descansa, mas volta a competir nos dois dias seguintes, sempre às 17h30 min locais (01.30 min de madrugada do dia seguinte no horário moçambicano), diante de Montenegro e Nova Zelândia, respectivamente.
Se terminar entre os dois primeiros lugares do grupo, Moçambique transita para as meias-finais, onde deve lhe esperar o primeiro e segundo classificados do Grupo “A”, no qual estão Coreia do Sul, Venezuela, Mali e República Checa.
O vencedor do Torneio do México qualifica-se para o “Mundial”da Alemanha-2026, acontecendo o mesmo com quem ganhar o Torneio de Kigali, Ruanda. Aqui, para além do país anfitrião, estarão ainda a Grã-Bretanha, Argentina e o Líbano, que compõem o Grupo “D” e, ainda, Brasil, Hungria, Senegal e Filipinas (Grupo “C”).