A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminino subiu uma posição no ranking da FIBA, alcançando o 32.º lugar, de acordo com a última actualização divulgada pelo organismo que gere a modalidade da bola ao cesto no mundo.
A subida ocorreu após a participação do combinado nacional na pré-qualificação para o “Mundial” Feminino de 2026, na qual a equipa competiu na Cidade do México, enfrentando o país anfitrião, Montenegro e Nova Zelândia.
Com essa ascensão, Moçambique mantém-se como a quarta melhor equipa de basquetebol feminino em África, atrás de Nigéria, Senegal e Mali. A Nigéria, que lidera o ranking continental e ocupa o oitavo lugar a nível mundial, destacou-se nos Jogos Olímpicos Paris 2024, alcançando os quartos-de-final e melhorando sua posição global. As “D’Tigers” somam agora 631 pontos, consolidando-se como a principal força do continente.
No cenário global, os Estados Unidos lideram o ranking com 883.3 pontos, enquanto a França subiu para o terceiro lugar após conquistar a prata em Paris 2024. A Alemanha, que também teve uma participação histórica nas olimpíadas, avançou para o 13.º lugar no ranking mundial.