O Costa do Sol assumiu, à condição, a liderança do Moçambola-2024, ao derrotar na tarde de ontem o Ferroviário de Lichinga por 3-1, em partida inserida na 17.ª jornada. Os “canarinhos” passam a somar 34 pontos, mais um que a União Desportiva do Songo, em segundo (com menos um jogo), e mais dois que a Associação Black Bulls (com menos três jogos).
Noutras partidas desta jornada, o Ferroviário de Nampula recebeu e derrotou Desportivo de Nacala por 1-0, a Associação Desportiva de Vilankulo bateu o Ferroviário de Maputo por 2-0, e na Beira, o Ferroviário local empatou a um golo com a União Desportiva do Songo.
No encerramento da 17.ª jornada, o Baía de Pemba recebe hoje o Textáfrica no Estádio Municipal de Pemba, a partir das 15.00 horas. Este é um confronto que envolve equipas do “mesmo campeonato”, ou seja, tanto o Baía, penúltimo classificado, como o Textáfrica, “lanterna vermelha”, têm como objectivo principal evitar a despromoção (desce uma equipa). As duas formações estão separadas por três pontos (14-11) na tabela classificativa, com vantagem para os representantes de Cabo Delgado, que perderam na primeira volta por 2-1, em jogo realizado na Soalpo. Pelo que, caso os “baianos” não vençam ou empatem ficam em desvantagem no confronto directo, primeiro critério usado para o desempate se as equipas terminarem empatadas por pontos.
Referir que o Baía e o Textáfrica, após a realização do jogo de hoje, ainda terão mais um em atraso. Os “baianos” vão jogar com a Black Bulls, em Pemba, e o Textáfrica viaja à Cahora Bassa para enfrentar a União Desportiva do Songo. Para esta jornada, foi adiado sem data o desafio entre Black Bulls e Brera Tchumene.