O Baía recebe esta tarde o Textáfrica do Chimoio no encerramento da 17.ª jornada do Moçambola-2024, uma partida a ter lugar no Estádio Municipal de Pemba, a partir das 15:00 horas.
Este é um confronto, que envolve equipas do “mesmo campeonato”, ou seja, tanto o Baía, penúltimo classificado, como o Textáfrica, “lanterna vermelha”, têm como objectivo principal evitar a despromoção (desce uma equipa).
As duas formações estão separadas por três pontos (14-11) na tabela classificativa, com vantagem para os representantes de Cabo Delgado, que perderam na primeira volta, por 2-1, em jogo realizado na Soalpo. Pelo que, caso os “baianos” não vençam ou empatem este jogo ficam em desvantagem no confronto directo, primeiro critério usado para o desempate se as equipas terminarem empatadas por pontos. Entretanto, uma vitória para os donos casa, na mesma circunstância, poderá remeter o segundo critério para desempatar, mormente a diferença entre golos marcados e sofridos, por cada equipa no campeonato.
Realçar que, enquanto o Baía de Pemba tem o pior ataque da prova (oito golos marcados), o Textáfrica ostenta a pior defesa (28). Os adversários têm ambos três vitórias, havendo cinco empates para os “baianos” e dois para os “fabris”, que figuram com mais derrotas (10) no campeonato, estando com mais três que o seu oponente de hoje.
Referir que o Baía e o Textáfrica, após a realização do jogo de hoje, ainda terão mais um em atraso. Os “baianos” vão jogar com a Black Bulls, em Pemba, e o Textáfrica vai viajar à Cahora Bassa para enfrentar a União Desportiva do Songo.
Daqui em diante, em função dos sete jogos que têm por realizar, pode-se dizer que o Baía pode chegar aos 35 pontos, ser for totalista, e o Textáfrica, na mesma condição, aos 33.