Jornal Desafio
"Locomotivas" celebram apuramento
DESTAQUE » FER. NACALA E MAXAQUENE GARANTEM ÚLTIMAS VAGAS
LIGA SASOL

FER. NACALA E MAXAQUENE GARANTEM ÚLTIMAS VAGAS

Com um percurso cem por cento vitorioso na prova, o Ferroviário de Nacala e o Maxaquene garantiram presença na fase regular da Liga Nacional de Basquetebol, designada Sasol, em seniores femininos.

As equipas são  representantes das zonas Norte e Sul, respectivamente. Ambas começaram a desenhar o apuramento ainda na jornada inaugural, na qual o Ferroviário de Nacala derrotou a FL Segurança de Lichinga (55-41) com os parciais de 17-9 e 7-14 na primeira parte, o que levou as duas equipas ao intervalo separadas por apenas um ponto (24-23).

Na mesma jornada, o New Vision bateu a União Juvenil de Napipine (58-37), numa partida que entrou a perder  por 9-14, mas recuperou no segundo quarto (20-10) e conseguiu uma vantagem de cinco pontos (29-24). Já na segunda parte, as diferenças evidenciaram-se: o New Vision fez 11-5 para o terceiro quarto e 18-8 no último.

Os embates da  segunda ronda foram  de sucesso para FL Segurança de Lichinga e as “locomotivas” de Nacala, que  tiveram vitórias expressivas. A turma de Lichinga venceu a União Juvenil de Napipine por 63-39, enquanto o Ferroviário derrotou o New Vision por 69-55.

Na última jornada, as anfitriãs mantiveram a invencibilidade ao derrotar a União Juvenil de Napipine por 46-36. Esta vitória garantiu a liderança isolada da equipa. Noutra partida, o New Vision Pemba venceu o FL Segurança de Lichinga por 75-55, ficando em segundo lugar na tabela classificativa.

No  Sul, as “tricolores”  começaram com um triunfo fácil frente às Águias Especiais (71-34), na jornada inaugural. O Desportivo, por sua vez, superou o Eagles da Maxixe por 62-52, num jogo em que entrou forte, tendo marcado 23 pontos, contra 11 das  adversárias, que no segundo quarto estiveram mais entrosadas e fizeram 21-7, o que permitiu chegar ao intervalo com dois pontos de vantagem (30-32).

Após passar pelo balneário, o Desportivo reassumiu o comando do jogo (14-9) no terceiro quarto. E o último foi renhido (18-11).

A turma “tricolor” impôs a segunda derrota ao Eagles da Maxixe (90-70) na segunda jornada – no fim da primeira parte já somava 50 pontos, contra 25 das visitantes, que tentaram reduzir a desvantagem com um parcial de 19-16, mas no derradeiro quarto as “tricolores” impuseram-se, ao marcar 31-19.

No último jogo, o Maxaquene teve uma performance avassaladora contra o Desportivo, vencendo por 88-65.

Assim, o Ferroviário de Nacala (Zona Norte) e Maxaquene (Zona Sul) completam a duas últimas vagas disponíveis. O Clube Municipal da Beira (Zona Centro) foi a primeira equipa a apurar-se, há duas semanas, numa eliminatòria discutida com a Liga Desportiva de Sofala. Costa do Sol, Ferroviário de Maputo, Lázio, Ferroviároio da Beira e A Politécnica apuraram-se automaticamente por terem ocupado o top-5 na edição anterior.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..