Jornal Desafio
DESTAQUE » “MAMBINHAS” DESPEDEM-SE SEM HONRA E NEM GLÓRIA
COSAFA

“MAMBINHAS” DESPEDEM-SE SEM HONRA E NEM GLÓRIA

A Selecção Nacional de Futebol de Sub-20 despediu-se ontem do Torneio da COSAFA com mais uma derrota, desta feita diante do Zimbabwe por 1-0.

Foi uma despedida sombria de uma selecção que em três jogos somou igual número de derrotas no Grupo “A” do evento que decorre no Tchumene.

O desaire de ontem junta-se ao 4-5 frente ao Eswatini e 1-2 diante do Botswana, numa das aparições mais pobres dos “Mambinhas” nos últimos tempos neste evento juvenil de carácter bienal.

Mais do que falhar o acesso às meias-finais, a Selecção Nacional perdeu oportunidade de lutar por um lugar no CAN-2025, o que acontece depois de duas presenças seguidas em 2021 e 2023, na Mauritânia e no Egipto, respectivamente.

Ontem, os “Mambinhas” entraram com muita atitude perante um Zimbabwe manifestamente forte em todas as vertentes. Apesar do forte caudal ofensivo dos zimbabweanos, a Selecção Nacional esteve impecável a defender, embora perdendo na velocidade e no físico.

Os primeiros 45 minutos foram de um jogo aberto, fluido, com poucas paragens, bem como oportunidades de golo. Os zimbabweanos até se aproximaram perigosamente por duas vezes do último reduto moçambicano, mas denotaram falta de frieza no momento certo. O nulo arrastou-se, com toda a justiça, até ao intervalo.

A segunda metade começou com o único golo do desafio anotado por Moyo, num remate rasteiro à entrada da área, aos 46 minutos.

Moçambique ainda tentou forçar o empate com Kelvio e Pablo perto de “fuzilar”, mas foram os zimbabweanos que estiveram mais próximos de dilatar por Muzenda, em duas ocasiões, e Moyo.

O 1-0 prevaleceu, resultado que coloca o Zimbabwe na liderança do grupo e consequente apuramento para as “meias”. Os zimbabweanos estão em festa, até porque o seu mais directo concorrente, Botswana, não saiu do nulo frente ao Eswatini.

Os tswanas devem esperar por aquilo que irá acontecer nos restantes grupos para saberem se avançam ou não para a próxima fase, como melhores segundos.

Entretanto, a primeira fase fica completa hoje com três jogos. Pelo Grupo “B”, a Zâmbia bate-se com Namíbia, a partir das 12.00 horas. Pelo Grupo “C”, as Comores defrontam África do Sul e Lesotho mede forças com o Malawi.

Os finalistas da prova apuram-se para o CAN-2025.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..