Mais sete atletas juntaram-se ao estágio da Selecção Nacional de Futebol, entre a tarde e noite de ontem, devendo estar disponíveis esta manhã, na Arena Lalgy (Tchumene), para a segunda sessão de treinos, visando o jogo de sexta-feira, diante do Eswatini, da terceira jornada do Grupo “I” de Qualificação ao CAN-2025, cuja fase final será disputada no Marrocos.
Trata-se dos “estrangeiros” Shaquille Nangy (Sagrada Esperança, Angola), Clésio Baúque (Al Arabi) e Witi (Dibba Al-Hisn SC), ambos dos Emirados Árabes Unidos) e, ainda, Alfonso Amade (sem clube).
A eles juntaram-se, também, mais três atletas que actuam internamente. Do Costa do Sol apresentaram-se Domingos Macandza e Ali Abudo, que só ontem à noite chegaram a Maputo, depois de no domingo terem jogado em Pemba, vencendo o Baía de Pemba FC por 1-0. Após ter jogado na tarde de ontem pelo Ferroviário de Nampula, na recepção ao homónimo de Ferroviário de Lichinga, o guarda-redes Fazito chegou à capital do país na madrugada desta terça-feira.
Com a chegada destes sete atletas, os “Mambas” já devem cumprir hoje o segundo treino com 20 jogadores.
Ontem, no primeiro dia de trabalho, o Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, orientou um ligeiro treino de recuperação destinado a 13 jogadores.
Aliás, de uma previsão de um treino no período da manhã com oito atletas, todos que actuam internamente, Chiquinho Conde atrasou o apronto para a tarde, no relvado sintético do Costa do Sol.
Aí, o técnico contou com os “moçambolistas” Dominguez, Infren Matola e Ivane Urubal (UD Songo), Ernan, Nenê e Martinho Thauzende (ABB), Elias Macamo (Desp. Nacala) e João Bonde (Fer. Beira). Do estrangeiro, o técnico trabalhou com David Malembana (Al-Kharitiyath, Qatar), Bruno Langa (Almería, Espanha), Geny Catamo (Sporting, Portugal), Amadou (Ihefu, Tanzania) e Gildo Vilanculos (Académica de Coimbra, Portugal).
O sub-capitão Mexer Sitoe, do Bandirmaspor da Turquia, também chegou ontem, mas não treinou. O defesa-central está lesionado e está a ser reavaliado pela equipa médica da FMF.
Refira-se que hoje devem chegar Jonathan Muiomo (FV Illertissen) e Stanley Ratifo (Chemie Leipzig), ambos a actuar na Alemanha e, ainda, Domingos Macandza e Ali Abudo (Costa do Sol). Finalmente, amanhã, quarta-feira, são esperados às primeiras horas do dia e com possibilidade de treinarem no mesmo dia Reinildo Mandava (Atlético de Madrid, Espanha) e Pepo Santos (Caldas SC, Portugal).