O Burquina Faso tornou-se ontem no primeiro qualificado à fase final do CAN-2025, cuja fase final vai decorrer no Marrocos, de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026.
Após vencer fora o Burundi, por 2-0, em jogo da quarta jornada do Grupo “L”, que teve como palco o Estádio Félix Houphouet-Boigny, em Abidjan, Costa do Marfim, onde a selecção dos “grandes lagos” actuou como anfitrião, por falta de campos em condições no seu território, o Burquina Faso passou a somar 10 pontos, mais três do que o Senegal, em segundo lugar, mas com um jogo a menos e sete do que o seu adversário de ontem que, entretanto, já fez quatro jogos. Ainda sem ganhar em três jogos, o Malawi ocupa o quarto lugar.
Contando que o Burundi e Malawi, respectivamente com quatro e três jogos disputados, ainda com dois e três por realizar, mesmo ganhando não vão somar 10 pontos, tal significa que o Burquina Faso já garantiu o apuramento como um dos dois primeiros classificados do Grupo “L”. A dúvida agora será saber se o fará como primeiro ou segundo classificado.
Recorde-se que nesta campanha os burquinabes iniciaram arrancando um valioso empate (1-1) no Senegal, a 6 de Setembro. No jogo da segunda jornada receberam e venceram o Malawi por 3-1.
No início da presente Data-FIFA, na passada quinta-feira, o Burquina Faso recebeu e esmagou o Burundi por 4-1, no Estádio 4 de Agosto, na capital Ouagadogou.
Já a saber que se ganhasse ontem se apuraria ao CAN-2025 a duas jornadas do final da campanha, os “garanhões” não decepcionaram e venceram por 2-0.
O cenário de qualificação começou a desenhar-se logo aos cinco minutos, quando Mohamed Konate, jogador do Al-Riyadh, da I Liga da Arábia Saudita, inaugurou o marcador. Já quando passavam quatro minutos de compensação, de grande penalidade, o craque Bertrand Traoré, do Ajax de Amsterdão, dos Países Baixos, fixou o resultado em 2-0, na cobrança de uma grande penalidade.
Até o fim da campanha, para cumprir calendário e saber se termina em primeiro ou segundo lugar, o Burquina-Faso ainda vai enfrentar o Senegal e Malawi, em casa e fora de portas, na Data-FIFA do mês do próximo mês de Novembro.