Jornal Desafio
DESTAQUE » “GUERREIROS DA PRAIA” PRONTOS PARA SINGRAREM NO MAR VERMELHO
FUTEBOL DE PRAIA

“GUERREIROS DA PRAIA” PRONTOS PARA SINGRAREM NO MAR VERMELHO

É já no sábado, 19 de Outubro, que arranca na cidade balnear egípcia de Hurghada, localizada nas margens do Mar Vermelho,  o Campeonato Africano de futebol de praia com Marrocos-Tanzania e Egipto-Gana, mas as atenções estão centradas para domingo,  dia que a Selecção Nacional faz a estreia defrontando o Malawi, a partir das 15.30 horas, num dos dois jogos do Grupo “B”. Antes, Senegal, actual detentora do título, e Mauritânia dão o pontapé de saída neste grupo. 

Os “Guerreiros da Praia”, nome de “guerra” da equipa nacional,  avançam para a terceira presença consecutiva no CAN dispostos a fazer melhor que em 2022, quando a jogarem em casa, na Arena de Vilankulo,  província de Inhambane, não foram além de um quarto lugar, isto depois de em 2021 terem se sagrado vice-campeões no Dakar, Senegal. 

Para darem uma boa resposta no CAN, os pupilos de Saidate Moveia  estiveram a preparar-se durante pouco mais de dois meses, com a preparação a estar dividida em duas fases. A 12 de Agosto os trabalhos iniciaram na Arena da Praia da Costa do Sol, e de 9 a 18 de Outubro estagiaram em Portugal,  onde a equipa técnica limou as últimas arestas para a estreia com o Malawi, um adversário que Moçambique defrontou no último CAN e venceu por 4-2, mas que tem vindo a demonstrar uma boa evolução. Na última Taça COSAFA,  disputada em Março, em Durban, ficou em terceiro lugar com vitória sobre a Arábia Saudita.  

Todavia, a formação nacional,  que foi vice-campeã nessa edição do COSAFA,  perdendo nos penaltes diante do Marrocos, parte como favorita,  até porque goza de maior qualidade a nível técnico e de maior experiência. O objectivo nesta que é a 12.ª edição do CAN passa por conquistar a competição e qualificar para o “Mundial” que pela primeira vez vai decorrer num país africano, as Ilhas Seychelles. Quebrar a hegemonia do Senegal, que levou o troféu nas últimas quatro edições, uma das quais com uma vitória sobre a formação nacional por 4-1, no CAN 2021, é também uma das metas do combinado nacional. 

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..