O Costa do Sol, Ferroviário de Maputo e o Municipal da Beira entraram vitoriosas para a fase regular da liga nacional de basquetebol, designada Sasol, em seniores femininos.
Na primeira partida, o Costa do Sol derrotou o Ferroviário da Beira (81-44) – ao intervalo já somava 53 pontos contra 24 das “locomotivas do Chiveve”.
Após passar pelo balneário, as “canarinhas” continuaram (16-4) no terceiro quarto, no último o Ferroviário da Beira fez 16 pontos, embora insuficientes para evitar o desaire.
No segundo embate do dia, as “campeãs nacionais” lideraram o primeiro quarto com um parcial de 19-8 e o segundo foi equilibrado, a Lázio reduziu a desvantagem ao somar 21-17 ainda assim as duas equipas chegaram ao intervalo separadas por 15 pontos (40-25).
No regresso a quadra, o Ferroviário de Maputo optou por circular mais a bola, tendo aproveitado os espaços vazios deixados pela defesa das adversárias e adiantou-se no marcador ao alargar a vantagem para 18 pontos (57-39) no terceiro quarto e no derradeiro selou a vitória (80-60).
O reforço das “italianas” Fatou Pouye fez um duplo-duplo (18 pontos e 11 ressaltos) secundada por Onélia Mothombene com 11.
Pela turma “locomotiva”, Ingvild Mucauro foi a melhor com 15 pontos, seguida pelo trio Dulce Mabjaia, Carla Covane e Stefânia Chiziane com 11 pontos cada.
A Politécnica, por sua vez, superou o Ferroviário de Nacala (92-59), numa partida em que ao intervalo estava feito o 49-29, porém a equipa de Nacala esteve melhor no reatamento (18-16), mas as” universitárias” dirigidas pela capitã Lacelissa Vilanculos (19 pontos) consolidaram o triunfo.
O clube Municipal da Beira, por seu turno, levou a melhor diante do Maxaquene por apenas um ponto de diferença (72-71), numa partida que foi resolvida “em cima da buzina”
Ineida Chelene da turma “tricolor” (38 pontos) e Anita Moreira (26 pontos) do Municipal da Beira foram as maiores pontuadoras.
Entretanto, hoje, o Maxaquene joga com o Ferroviário de Nacala, a partir das 12.00 horas, duas horas depois o Municipal da Beira mede forças com o Costa do Sol, o Ferroviário da Beira bate-se com a Lázio e por fim o Ferroviário de Maputo cruza-se com A Politécnica, às 18.30 horas