Jornal Desafio
DESTAQUE » MOÇAMBIQUE APURA-SE EM QUATRO CENÁRIOS PROVÁVEIS
QUALIFICAÇÃO PARA O CAN-2025

MOÇAMBIQUE APURA-SE EM QUATRO CENÁRIOS PROVÁVEIS

A Selecção Nacional de futebol pode qualificar-se à fase final do CAN-2025, cuja fase final terá lugar no Marrocos de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026, registando-se qualquer dos três resultados possíveis nas duas últimas jornadas.

Depois do empate na noite de terça-feira entre Guiné-Bissau e Mali (0-0), do encerramento da disputa da quarta jornada, os “Mambas” lideram o Grupo “I” com oito pontos, os mesmos do Mali, que segue em segundo lugar. No entanto, a liderança da Selecção Nacional se funda na maior diferença (4) entre golos marcados e sofridos, contra apenas dois dos malianos. Em quatro jogos, Moçambique marcou sete golos e sofreu três, enquanto o Mali visou a baliza contrária por três ocasiões e, por uma, foi buscar a bola no fundo das suas redes.

A Guiné-Bissau está em terceiro com quatro pontos e um golo negativo (3-4). Em quarto e último lugar está Eswatini, com apenas um ponto e um saldo negativo de cinco golos, pois marcou um e sofreu seis, quatro dos quais diante dos “Mambas”.

Nas duas últimas jornadas, agendadas entre 11 e 19 de Novembro, Moçambique defronta Mali e Guiné-Bissau, em Maputo e Bissau, respectivamente.

No primeiro cenário os “Mambas” podem se qualificar ao CAN-2025 bastando ganhar um jogo. Sem precisar de depender de terceiros, uma vitória em um dos dois jogos em falta basta para o apuramento. Se tal acontecer, Moçambique passará a somar 11 pontos, inalcançáveis, por exemplo, pela Guiné-Bissau, seu adversário na última jornada.

No segundo cenário, a qualificação pode acontecer empatando os dois jogos em falta, passando a somar 10 pontos. Contando, que um dos jogos será diante da Guiné-Bissau, tal significa que o máximo que esta equipa pode conseguir, em termos de pontuação, ganhando o outro jogo diante de Eswatini, seriam oito pontos.

No terceiro cenário, se empatar um jogo e perder outro, somando nove pontos, Mali e Guiné-Bissau, que ainda lutam pela qualificação e que são os próximos adversários, devem perder o outro jogo que ambos têm com o mesmo adversário, em sua casa, o Eswatini. É que, nesse cenário, se qualificaria ao lado do Mali empatados com nove pontos, ficando a Guiné-Bissau por terra, com oito pontos.

Finalmente, no quarto cenário, se perder os dois jogos ainda em falta, continuando com oito pontos, os “Mambas qualificam-se se a Guiné-Bissau, agora com quatro pontos, não ganhar na quinta jornada, quando for a Nelspruit enfrentar Eswatini.

Aliás, uma derrota dos “djurtos” na quinta jornada apura automaticamente os “Mambas”, mesmo perdendo os dois jogos em falta porque o máximo que pode conseguir, ganhando o último jogo, seriam sete pontos, contra os actuais oito do “onze” de Chiquinho Conde.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..