Jornal Desafio
DESTAQUE » RESTOS MORTAIS DE CHICO JOÃO VÃO A ENTERRAR EM MICHAFUTENE
FUTEBOL

RESTOS MORTAIS DE CHICO JOÃO VÃO A ENTERRAR EM MICHAFUTENE

Os restos mortais do futebolista Chico João, que perdeu a vida no domingo, por morte súbita, vão hoje a enterrar às 10:00 horas, no Cemitério de Michafutene, cerimónia antecedida de velório no mesmo local.

Chico João notabilizou-se no Estrela Vermelha e no Desportivo, ambos de Maputo, bem como em clubes do Reino de Eswatini e por último na Selecção Nacional.

De nome completo José Manuel Chico João, o ex-lateral-direito despontou no Estrela, onde foi vice-campeão nacional em 1983, num plantel composto por jogadores talentosos como Filete, Miguel, Chelene, Ricardo, Ozias, Sergito, Martins, João Honwana, entre outros.

Em 1984, Chico João não resiste aos assédios do Desportivo de Maputo e junta-se a um plantel que acabava de ser campeão nacional no ano anterior, com nomes como Sitoe, Calton, Ali Hassan, Cabral, Chababe, Flin, Miguel, Jerónimo, tendo conseguido fazer esquecer Frederico e Amadinho, valiosos laterais que deram muito aos “alvi-negros”.

Mais tarde, o brasileiro Wander Moreira, ex-treinador do Desportivo, que já estava a treinar o Denver Sundowns, convida o seu ex-pupilo para aquele gigante do futebol da Suazilândia, actual Eswatini, onde se sagrou campeão daquele país, ao lado do seu compatriota Tchaka Tchaka.

No país vizinho também representou o Mhlambanyiatsi Rovers e Never Die, onde foi, cumulativamente, jogador-treinador.

A nível da selecção, o finado envergou a camisola apenas numa única ocasião, na deslocação às Maurícias, nos tempos do treinador Belmiro Manaca.

A sua carreira de treinador continuou, de forma já intensa, em Maputo, onde se estreia na equipa principal da Ceta. Em 1998/99 regressa a uma casa que muito bem conhece, Estrela Vermelha.

Mais tarde teve passagem pelas Águias Especiais, Estrela Vermelha de Xai-Xai, Benfica de Nampula, Massingir, Clube de Gaza, Nhambavale FC de Chidenguele. Foi, também, secretário-geral do Estrela Vermelha de Xai Xai.

Chico João, natural de Quelimane, perde a vida aos 64 anos, completados a 25 de Abril de 1960, ele que veio a Maputo muito pequeno, com dois anos de idade. Deixa viúva sua esposa Jossefa Manhique e filhos Helena Chico João e Adão Chico João.

A Redacção Desportiva da Sociedade do Notícias, SA endereça sentidos pêsames à família enlutada.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..