Com golo solitário de Aurora Ngale, a Selecção Nacional de Futebol sénior feminino estreiou-se ontem com uma vitória por 1-0 frente à sua congénere do Zimbabwe no Gelvandale Stadium, em Port Elisabeth, África do Sul.
O desafio contou para a jornada inaugural do grupo “D”. O golo foi apontado aos 17 minutos, na sequência de um pontapé de canto. Angila assistiu Aurora, esta última que viria a rematar cruzado para enganar a guardiã do Zimbabwe, Yanessa Lunga, que ficou mal na fotografia.
O combinado nacional podia ter ampliado a vantagem aos 31 minutos, após jogada de encher os olhos. Lónika passa a bola para Ninica, já na área, a avançada moçambicana rematou, de pé direito, para o poste mais distante de Yanessa, a guardiã do Zimbabwe, que teve de se esticar para defender a bola para canto.
Se Yanessa esteve atenta para evitar o segundo golo da Selecção Nacional, a guardiã nacional Neima Nhamire, também, soube responder positivamente quando solicitada.
Duas defesas de Neima, com o pé esquerdo, primeiro ao remate da Ethiel, e depois da Enhety, nos últimos cinco minutos da primeira etapa, valeram a manutenção do resultado para Moçambique.
A selecção do Zimbabwe voltou do balneário com o objectivo claro de chegar no mínimo ao empate, porém a defesa moçambicana esteve em alta e anulou boa parte das jogadas adversárias.
Com este triunfo, Moçambique é líder isolado do grupo “D” com três pontos, contra zero do Zimbabwe e Lesotho, este último não jogou devido ao número ímpar de selecções no grupo.
A internacional moçambicana Inês Chingueleze foi eleita melhor jogadora em campo.
Moçambique volta a entrar em acção na próxima terça-feira, dia 29 de Outubro, diante do Lesotho, para a última jornada da fase de grupos.