Jornal Desafio
DESTAQUE » Morreu Miguel Xavier campeão pelo Textáfrica
NOTICIÁRIO

Morreu Miguel Xavier campeão pelo Textáfrica

Morreu Miguel da Costa Xavier, antigo futebolista do Textáfrica do Chimoio e da Selecção Nacional de futebol, por doença, aos 69 anos de idade.
Nascido em Tete, assim como Boror e Djão, que também fizeram parte da equipa que sagrou-se campeão nacional pelos “fabris” do Planalto do Chimoio, na primeira prova após a independência, em 1976.

Miguel, ainda menor, viajou a Chimoio, juntamente com a sua família, uma vez que o seu pai era funcionário da empresa Textáfrica. A sua paixão pelo futebol fê-lo cedo juntar-se à formação dos “fabris”, de onde se projectou num dos atacantes mais temíveis que o país conheceu após a independência, justificando e bem a sua chegada à selecção nacional, nos primeiros anos, após a independência.

Em 1968, Miguel ascendeu aos juniores. Entretanto, nesse ano, o Textáfrica não se inscreveu no campeonato de juniores e um padre católico chamado Vicente organizou uma prova recreativa designada João XXIII, que era o nome do Papa, na altura.

Alguns jogadores que pertenciam o Textáfrica, tomaram rumos diferentes. Miguel juntou-se a uma equipa denominada Sporting Serrote, enquanto que o seu colega e amigo Ângelo Jerónimo foi para o Benfica de Mpulango.

Sebastião jogou pelo Rebenta Fogo, Mambo juntou-se ao Dínamos, que era uma réplica do Dynamo do Zimbabwe.

No regresso à competição federada, Miguel e os seus colegas integraram o clube do Chimoio, ascendendo aos seniores, formando uma equipa bastante forte, com a entrada de outros jogadores, como Zé Luís, por exemplo.

Depois de terminar a carreira, diga-se notável, Miguel abraçou a carreira de treinador no Textáfrica, treinando equipas da formação e a sénior, também.

No entanto, viria a afastar-se do futebol por diversos motivos e, mais tarde, a doença entrou em sua vida, contribuindo para que ele enfrentasse enormes dificuldades nos últimos tempos da sua vida até o seu último suspiro.

Miguel deixa viúva, duas filhas e netos. A redacção desportiva do Notícias endereça as mais sentidas condolências à família enlutada.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..