O Seleccionador Nacional de Futebol futebol, Chiquinho Conde e os Mambas, foram hoje anunciados como estando nomeados para a Gala Anual dos prémios da CAF, em que o órgão reitor do futebol africano distingue os melhores das diferentes categorias, em ambos os sexos, ao longo do ano.
Para os também designados como “CAF Awards”, a decorrer na noite do dia 16 de Dezembro, em Marrakesh, Marrocos, Chiquinho Conde e os Mambas estão nomeados para as categorias de “Treinador do Ano”e “Selecção Nacional do Ano”, respectivamente.
Para a categoria de “Treinador do Ano”, Chiquinho Conde tem a concorrência de Pedro Gonçalves (Angola), Brahima Traore (Burquina-Faso), Emerse Fae (Costa do Marfim), Sebastien Desabre (RD Congo), José Gomes (Zamalek, Egipto), Marcel Koller (Al Ahly, Egipto), Hugo Bross (África do Sul), Florent Ibenge (Al Hilal, Sudão) e, ainda, Kwesi Appiah (Sudão).
Esta é a segunda vez que Chiquinho Conde é nomeado, depois da primeira vez para a Gala de 2023.
Entretanto, apesar de Emerse Faye ter conduzido a Costa do Marfim à conquista do CAN que acolheu entre Janeiro e Fevereiro último, o mais provável é que o português José Gomes, do Zamalek do Egipto, possa vir a ser confirmado como o “Treinador do Ano” da CAF. Para além de ter conduzido o segundo clube mais titulado ao nível continental a vencer a Taça CAF, o gigante egípcio venceu, igualmente, a Super Taça da CAF.
Já na categoria de “Equipa Nacional do Ano”, os “Mambas”concorrem ao lado de Angola, Burquina-Faso, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Marrocos, Nigéria, África do Sul, Sudão e Uganda.
Aqui, a Costa do Marfim, campeã africana em título, surge como a grande favorita.