Jornal Desafio
DESTAQUE » SONHO DA BAL DESFEITOPOR DOIS PONTOS
QUALIFICAÇÃO À BAL

SONHO DA BAL DESFEITOPOR DOIS PONTOS

O Costa do Sol viu suas esperanças de avançar para a Elite 16 da Basketball Africa League (BAL) 2025 serem frustradas, após uma derrota apertada diante dos Bravehearts, do Malawi, por 71-73, no último jogo da primeira janela de qualificação.

 À entrada para o jogo, as equipas encontravam-se em igualdade pontual no que toca à classificação (seis pontos). No entanto, terminado o quarto inicial, o resultado era de 23-21, estando o campeão nacional na frente e conseguiu segurar a vantagem até ao intervalo com um parcial de 14-12, portanto o marcador registava 37-33.

No reatamento, os malawianos impuseram-se (11-23) no terceiro quarto, e no derradeiro o Costa do Sol tentou recuperar o controlo da partida ao somar 23-17, porém “o tempo lhe foi madrasta” e perdeu a partida por apenas dois pontos de diferença.

Ayade Munguambe e Milton Caifaz foram os melhores em campo com 18 e 15 pontos, respectivamente. 

A jornada do Costa do Sol  começou com altos e baixos, revelando o espírito aguerrido e a persistência da equipa moçambicana. A campanha não foi fácil: os primeiros jogos trouxeram duas derrotas seguidas de uma recuperação decisiva que manteve vivas as esperanças da qualificação.

No jogo de estreia contra o Matero Magic, da Zâmbia, o Costa do Sol mostrou determinação. A partida foi equilibrada desde o início, com o Matero Magic a assumir uma leve vantagem no primeiro quarto (13-8). Porém, com uma actuação destacada de Danilo Cumbe, que converteu lances livres fundamentais, o Costa do Sol conseguiu virar para 15-13. Os campeões moçambicanos mantiveram-se firmes e em vários momentos ameaçaram o adversário com jogadas de recuperação e uma defesa incansável. Apesar disso, no último quarto o Matero Magic aproveitou as faltas e deslizes dos moçambicanos e acabou vencendo por 78-71.

No segundo jogo, a equipa de Maputo enfrentou o Fox Basketball, do Sudão do Sul. A partida começou promissora, com o Costa do Sol a fechar o primeiro quarto em vantagem (27-17). No entanto, o Fox reagiu e no segundo quarto conseguiu empatar o jogo (39-39).

Na segunda metade, o equilíbrio manteve-se, mas no último quarto os sudaneses ampliaram a diferença e venceram por 71-66, complicando assim as contas “canarinhas”.

Após as duas derrotas iniciais, o Costa do Sol finalmente alcançou a vitória frente ao Basket Hounds, do Zimbabwe (86-62), numa partida em que o capitão Nilton Seifane e Ayad Munguambe esteviram em grande plano ao combinar 40 pontos (20 cada), secundados por Danilo Cumbe com 14, Turdevales Nhantumbo e Milton Caifaz com 10 cada.

O segundo triunfo foi diante da Força de Defesa de Botswana (BDF), no qual Danilo Cumbe  marcou 21 pontos e ajudou a equipa a vencer por 64-56.

A turma “canarinha” começou a partida com força total, abriu uma vantagem de 25-9, mas o BDF conseguiu aproximar-se ao fim do primeiro quarto. Os moçambicanos  mantiveram o controlo durante o jogo e a vitória fez com que estivessem na disputa directa pela última vaga na Elite 16, embora empatados com os Bravehearts que também tinham um saldo de duas derrotas e igual número de vitórias.

Entretanto, o  Matero Magic, da Zâmbia, foi a primeira equipa a qualificar-se para a  Elite 16 com quatro vitórias, seguido pelos Braveheatrs, do Malawi, com três triunfos e dois desaires.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..