O Textáfrica do Chimoio e o Brera Tchumene FC enfrentam a Associação Black Bulls e a União Desportiva do Songo, respectivamente, em jogos da 21.ª e penúltima jornada do Moçambola-2024 que têm o condão de colocar frente-a-frente formações que ocupam os dois últimos lugares contra os dois primeiros classificados e sérios candidatos à conquista da competição.
Numa prova em que apenas uma equipa desce de divisão, devido ao aumento de 12 para 14 equipas a partir de 2025, o Textáfrica e Brera FC seguem em 11.º e 12.º lugares empatados com 15 pontos.
No entanto, nos critérios de desempate, depois destes contendores terem ganho e perdido um jogo no confronto directo pelo mesmo resultado de 2-1, o Brera FC leva vantagem por ter melhor saldo entre golos marcados e sofridos.
O emblema da cidade da Matola marcou 18 golos e sofreu 24, o que confere um saldo de seis golos negativos. Por sua vez, o representante da província de Manica tem um saldo negativo de 18 golos, resultante de 19 golos marcados e 37 sofridos.
Pela frente enfrentam, amanhã, o primeiro e segundo classificados, respectivamente ABB e UD Songo, que somam 45 e 43 pontos.
Depois dos jogos de amanhã, na última jornada, ambos candidatos à manutenção jogam em casa, com o Textáfrica a receber o Ferroviário de Maputo e o Brera a ser visitado pelo Ferroviário de Nampula.
Entretanto, em sentido oposto, ABB e UD Songo jogam para o título.
Se os “touros” ganharem e os “hidroeléctricos” empatarem ou perderem, então, sagram-se campeões, pois passam a somar 48 pontos, contra 44 ou 43 pontos, respectivamentre.
Se empatarem ou perderem e a UD Songo empatar ou ganhar, a decisão transita para a última jornada, pois manter-se-ia a diferença de dois pontos a favor da ABB ou a equipa da Vila de Songo passaria para a liderança com 46 pontos, um a mais do seu concorrente ao título.