Apesar da derrota frente ao Costa do Sol por 49-45, o Ferroviário de Maputo voltou a sagrar-se campeão nacional de basquetebol feminino na noite de ontem, ao fim do jogo pontuável para a sétima jornada da Liga Sasol.
Numa prova em que foi alterado o modelo de disputa, as equipas jogaram entre si em duas voltas e o campeão só foi encontrado depois da realização de dois jogos entre os candidatos ao título (Ferroviário de Maputo e Costa do Sol). O primeiro estava inserido na disputa da 14.ª jornada (segunda volta), no qual o Ferroviário saiu vitorioso (57-44).
O resultado do primeiro jogo foi essencial para as “bicampeãs” nacionais, pois o Costa do Sol precisaria de vencer o segundo e último com uma diferença superior a 12 pontos para conseguir roubar o título às “locomotivas”. Assim, o Ferroviário entrou em campo consciente da vantagem, mas o jogo não deixou de ser uma batalha equilibrada até o último segundo.
Desde o primeiro quarto, o Costa do Sol demonstrou que não iria facilitar, tendo dominado o marcador com uma vantagem de 11-20, com Eleotéria Lhavanguane em grande plano, mas à entrada para o segundo quarto o Ferroviário reduziu a desvantagem, com Sílvia Veloso a converter três pontos e conseguir estancar a defesa das adversárias, que até ao fim da primeira parte venciam por 28-23.
Na segunda parte, o equilíbrio permaneceu. O Ferroviário repetiu o parcial de 12-8 no terceiro quarto, e o marcador manteve as duas equipas próximas. A partida tornou-se mais tensa com empates em três momentos distintos, levando a decisão para o quarto final.
Nos minutos finais, o Costa do Sol ainda conseguiu liderar por uma ligeira vantagem, mas o Ferroviário, liderado pela jogadora Ingvild Mucauro, mostrou o porquê de ser campeão em título. Com apenas 45 segundos para o fim, Mucauro converteu um triplo que empatou o jogo em 45-45, elevando o suspense e a euforia na quadra. Vilma Covane, do Costa do Sol, respondeu com frieza ao marcar dois pontos, e Chelsea Rafael fez mais garantindo a vitória das “canarinhas”. Contudo, a diferença de pontos não foi suficiente para tirar o título às “locomotivas”, que se mantiveram como campeãs da Liga Sasol-2024.