Jornal Desafio
DESTAQUE » ALCIDES DAVID: O MINEIRO QUE VIROU ORGULHO DO SONGO
REPORTAGEM

ALCIDES DAVID: O MINEIRO QUE VIROU ORGULHO DO SONGO

O jovem avançado Alcides David está a tornar-se num verdadeiro símbolo e orgulho da Vila de Songo, clube que o formou e que desde o início da presente temporada defende a sua equipa principal de futebol, que disputa o Moçambola e a Taça de Moçambique.

De 19 anos de idade, o percurso de Alcides não foi, mesmo assim, tão fácil quanto possa parecer.

Residente no bairro Monte Chiluva, com a casa dos seus pais precisamente erguida em cima do monte do mesmo nome, Alcides começou por ser um menino apanha-bolas no campo de treinos da UD Songo, localizado nas proximidades de onde vive.

Depois foi integrado nas equipas de formação do emblema “hidroeléctrico”, passando por todos os escalões de formação.

Em 2023, ainda com idade júnior, integrou a equipa “B” da UD Songo, mas porque não recebia nenhum subsídio e sentindo necessidade de ajudar os pais nas despesas de casa, trocou o futebol federado pelo recreativo.

Foi nesse momento que recebeu uma proposta de emprego na mineradora indiana Jindal, que explora reservas de carvão nas proximidades da Vila de Songo.

Aqui, para além de trabalhar como ajudante de técnico de ares-condicionados, Alcides jogava também na equipa de futebol recreativo da mineradora.

Destacou-se como um exímio goleador e o seu nome ecoou forte em todos os distritos circunvizinhos da Vila de Songo, de onde é natural.

Dados em nosso poder asseguram que clubes da cidade de Maputo já tinham informações do jovem jogador e preparavam-se para buscá-lo quando o alerta chegou aos dirigentes da UD Songo.

O recém-chegado Director Desportivo dos “hidroeléctricos”, António Trigo, mais conhecido por Paulito, foi encarregue de ir atrás do jogador e convencê-lo a regressar ao clube, com a promessa de que seria integrado na equipa principal e assinaria um contrato que lhe possibilitaria passar a receber um salário mensal.

Já integrado no plantel principal, o atleta tem vindo a ganhar notoriedade e foi, inclusive, utilizado em 14 dos 21 jogos que os “hidroeléctricos” já fizeram no Moçambola. Marcou dois golos, ambos diante da AD Vilankulo, em partidas da sétima e 18.ª jornadas, por 1-0 e 3-0, respectivamente a 1 de Junho e 29 de Setembro.

Já na Taça de Moçambique, prova na qual a UD Songo está apurada à “final four”, Alcides marcou um dos dois golos do triunfo por 2-0, no dia 20 de Outubro, para a segunda “mão” dos quartos-de-final.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..