A Selecção Nacional de Basquetebol sénior masculina não vai disputar a segunda janela de qualificação ao Afrobasket de Angola-2025, que está prevista para decorrer em Dakar, Senegal, entre os dias 22 e 24 de Novembro corrente.
A informação foi ontem confirmada pelo presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), Paulo Mazivila, que disse que o organismo que dirige enviou um ofício à FIBA-África, no domingo (3), a comunicar a indisponibilidade do “cinco” nacional de integrar o Grupo “A” de apuramento ao Afrobasket do próximo ano.
Segundo o dirigente, a FMB não tem recursos financeiros para deslocar a equipa ao Senegal. Dos esforços empreendidos junto do Governo e empresariado para viabilizar a deslocação, todos redundaram em fracasso, o que levou Mazivila a comunicar com antecedência a FIBA-África a indisponibilidade de disputar as eliminatórias.
É que, se não informasse atempadamente e não fosse encontrada uma equipa para ocupar o lugar por si deixado vago, Moçambique corria o risco de uma suspensão por um período de dois anos, além de uma multa de USD 50.000,00 (cinquenta mil dólares americanos), cerca de 3.500.000,00MT (três milhões e quinhentos mil meticais).
Para o lugar de Moçambique, a FIBA-África integrou o Marrocos que, assim, vai enfrentar o Sudão do Sul, República Democrática do Congo e Mali.
Refira-se que, depois da janela qualificativa deste mês, a terceira e última terá lugar em Fevereiro de 2025.
No final da disputa, os três primeiros classificados apuram-se para o Afrobasket de Angola.
Refira-se que Moçambique não disputa uma fase final do Afrobasket desde 2017, quando a prova foi co-organizada pelo Senegal e Tunísia.