A Selecção Nacional de Futebol enfrenta a partir das 18.00 horas de hoje (16.00 horas locais) a sua congénere da Guiné-Bissau, em jogo da sexta e última jornada do Grupo “I” que vale a qualificação de um dos dois contendores para a 35.ª edição do Campeonato Africano das Nações, CAN-2025, cuja fase final vai decorrer no Marrocos, de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026.
Actual segundo classificado do Grupo “I” com oito pontos, menos três que o líder e já qualificado Mali (11), mas com mais três pontos que a Guiné-Bissau, para Moçambique basta um empate ou vitória, independentemente dos golos marcados e, ainda, em caso de derrota desde que marque e não seja por uma diferença de mais de um golo.
A concretizar-se o apuramento, será pela sexta vez na história que Moçambique chega a um CAN, depois de 1986 (Egipto), 1996 (África do Sul), 1998 (Burkina Faso), 2010 (Angola) e 2023 (Costa do Marfim).
Os “Mambas” chegaram a Bissau no final da madrugada de ontem (4.40 horas locais, já mais duas horas em Moçambique) idos de Maputo e num voo privado que levou alguns adeptos.
O período da manhã foi reservado ao descanso e, à tarde, precisamente à hora prevista para o jogo, realizaram o único treino oficial e de reconhecimento ao Estádio 24 de Setembro, palco do jogo.
O treino foi curto, de cerca de uma hora, essencialmente de descompressão fisiológica e de contacto efectivo com o relvado natural de uma infra-estrutura inaugurada em 1989 e que esta noite terá preenchida a sua capacidade de 20.000 espectadores sentados.
Entretanto, para o mesmo grupo, o já apurado Mali bate-se com Eswatini, sem hipóteses de se qualificar.