Jornal Desafio
Foto: FMF. Objectivo alcançado, satisfação garantida.
DESTAQUE » DO MÍSSEL DE BRUNO À CABEÇADA DE RATIFO!
QUALIFICAÇÃO PARA O CAN-2025

DO MÍSSEL DE BRUNO À CABEÇADA DE RATIFO!

Moçambique apurou-se na noite de ontem para o CAN-Marrocos 2025, ao vencer fora de “portas” a Guiné-Bissau  por 2-1, em jogo da sexta e última jornada do Grupo “I”, confirmando a segunda presença consecutiva, depois de ter estado na 34ª edição, na Costa do Marfim, este ano.

QUE BOMBA!

O golo marcado pelo lateral esquerdo Bruno Langa aos nove minutos abriu caminho para a vitória dos Mambas em Bissau. Diga-se de passagem que o primeiro golo foi mesmo à Bruno Langa. Dono de um pontapé esquerdo forte, o jogador do Almería usou aquela que é uma das suas armas mais predilectas para atirar um míssil do meio da rua. O guarda-redes Mama Samba pouco ou nada poderia fazer para evitar o pior. De salientar que o golo surge na sequência de um canto originado pela primeira grande oportunidade de golo não concretizada por Ratifo após passe de Gildo.

A vencer por 1-0, a equipa nacional teve nos pés de Ratifo mais uma oportunidade para aumentar a vantagem, no entanto não conseguiu controlar a bola perante a pressão de dois defesas que fizeram bem a cobertura para a saída do keeper que ficou com a bola , pondo fim a um lance de apuros junto à baliza guineense.

A verdade é que gradualmente a Guiné-Bissau foi pegando no jogo e começou a ter maior domínio no meio-campo, enquanto isso o conjunto nacional procurava gerir a magra e preciosa vantagem. Mais do que assumir as rédeas do jogo, os “Djurtus” ameaçavam com o golo de empate. Beto esteve muito perto do golo, mas o seu remate em jeito saiu ao lado.  Na segunda oportunidade  o avançado iria mesmo fazer o golo de empate aos 42 minutos na sequência de um pontapé de canto. Beto sobe mais alto que todos os defesas da equipa nacional e de cabeça faz a bola anichar-se nas redes de Ernani, que poderia ter feito melhor. Aliás,  o canto foi originado por um passe arriscado de Mexer que o guarda-redes moçambicano não conseguiu controlar.

REENTRADA VENENOSA

Na segunda parte a equipa nacional entrou com a mesma atitude do início da partida, indo de encontro com o que Chiquinho Conde tinha prometido: “Não vamos jogar para o empate”. E essa boa reacção foi coroada com um golo de Ratifo aos 51 minutos, que respondeu de cabeça a um bom cruzamento de Geny Catamo na marcação de um pontapé de canto.

Com a a equipa nacional a vencer por 2-1, a Guiné-Bissau precisava de ganhar por 4-2 para se apurar por forma a ter vantagem no confronto directo em relação a Moçambique, que no Zimpeto venceu por 2-1. O certo é que o golo de Ratifo afectou psicologicamente os comandados de Luís Boa Morte, o que contrastava com a vontade com que a formação nacional passou a jogar e até ao final teve mais oportunidades para aumentar o marcador do que a turma da casa de chegar ao empate. Geny Catamo por duas vezes poderia ter aumentado o “score”, mas faltou-lhe pontaria.

Os “Mambas” fecharam o grupo em segundo lugar com 11 pontos, contra 14 do Mali, que já estava apurado à entrada para a derradeira ronda. Os malianos golearam também ontem o Eswatini por 6-0. Eswatini e Guiné-Bissau estão fora do CAN do Marrocos

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..