Com três golos marcados e uma assistência, Stanley Ratifo foi o melhor marcador da Selecção Nacional de Futebol na corrida ao Campeonato Africano das Nações (CAN-2025), que terá lugar de 21 de Dezembro de 2025 a 28 de Janeiro de 2026, no Marrocos.
Os golos de Ratifo revelaram-se, por outro lado, decisivos nesta caminhada gloriosa dos “Mambas”, sobretudo o último, anotado na terça-feira, em Bissau, que garantiu a vitória por 2-1 diante da Guiné, que culminou com o apuramento ao “Africano”.
Ratifo balançou as redes pela primeira vez na recepção a Eswatini para a terceira jornada, em jogo que terminou empatado (1-1), em Outubro. Já na quarta jornada, dias depois, o “alemão” voltou a dar gosto ao pé na vitória (3-0), em Mbombela, diante do mesmo adversário, onde também fez uma assistência primorosa para Geny.
O golo marcado em Bissau só reafirma o crescente papel importante que Ratifo tem vindo a ter nos “Mambas”, ele que é um ponta-de-lança combativo e voluntarioso, dotes que actualmente alia com o faro de golo.
O avançado é responsável de um terço dos nove golos anotados por Moçambique nesta campanha. Em segundo lugar na lista dos goleadores da caminhada ao sexto CAN de Moçambique, está Geny Catamo, extremo que actua no Sporting de Portugal. O jovem jogador marcou dois golos, um em Bamako frente ao Mali e outro em Mbombela.
No global, esteve directamente envolvido em três golos, já que assistiu Ratifo para o segundo golo frente a Guiné -Bissau, na cobrança de um canto. Geny é, por outro lado, o maior desequilibrador dos “Mambas” e o jogador que mais procura as balizas adversárias. Teve uma média de quatro remates por jogo, na sua maioria enquadrados.
Mas quem mais criou jogadas que culminaram com golos foi Bruno Langa. Foram quatro assistências e um golo. Que golo! Logo na primeira jornada, o lateral-esquerdo do Almería da Espanha assistiu Geny para inaugurar o marcador em Bamako.
Na terceira jornada assistiu a Ratifo para fazer o 1-0 diante da Eswatini, no Zimpeto.
Na quarta jornada fez duas assistências, uma para Dominguez e outra para Ratifo. A fechar a campanha, Bruno fez golaço em Bissau, num remate indefensável disparado do meio da rua.
Guima, Elias Macamo e Dominguez marcaram os restantes três golos do combinado nacional nesta corrida a Marrocos-2025. Os “Mambas”, refira-se, terminaram em segudo lugar no Grupo I, com 11 pontos, menos três que Mali que foi o primeiro.